Cuidados com a Gripe
- Plantão Assessoria
- 11 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, e possui grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Tais vírus são responsáveis pelo surgimento de infecções no trato respiratório humano, sendo os mais recorrentes entre a espécie Humana os tipos A e B.
Sintomas
Os mais comuns começam a se alastrar entre o primeiro e quarto dia de infecções, entre eles estão: febre, calafrios, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dor muscular e/ou corporais, dor de cabeça, fadiga (cansaço) e vômito e diarreia (mais comum no público infantil).A maioria das pessoas se recupera em menos de duas semanas, mas alguns indivíduos podem apresentar complicações evoluindo para um caso de Pneumonia.
Transmissão
Ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar, e também de forma indireta, quando após contato com superfícies contaminadas, a pessoa leva as mãos com o vírus até a boca, nariz e olhos.
Prevenção
A gripe por influenza A pode ser prevenida por meio da vacinação. Os imunizantes disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são compostos a partir de RDC da Anvisa, que avalia as cepas em circulação dos tipos A e B da influenza nas temporadas de circulação do vírus. Outras medidas não-farmacológicas colaboram para a não infecção, como lavar as mãos com frequência, utilizar máscaras e priorizar ambientes com circulação do ar.
Orientações
De acordo com a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Daniela Fernanda de Souza Benedet, caso seja identificado algum sintoma gripal, o colaborador deverá entrar em contato com o ambulatório da empresa, por meio do telefone (48) 3621-7726.
“Em razão da quantidade de atendimentos programados referente a exames periódicos, e para preservar as pessoas que aguardam atendimento no ambulatório, a orientação é fazer o uso da máscara e encaminhar o colaborador para atendimento médico externo como, por exemplo, no Complexo Médico Provida ou em outros médicos conveniados,” orienta Daniela.
Comments